Ao longo das publicações em nosso blog Makro você pôde observar que sempre destacamos os números crescentes e positivos que os vídeos vem alcançando nas redes sociais nos últimos anos. Para 2021 não seria diferente: segundo o Instagram os vídeos curtos, aqueles com até 15 segundos, já representam 45% das publicações no feed da rede social. Outros tipos de conteúdos em vídeo como as transmissões ao vivo também apresentaram crescimento no Instagram e no Facebook, somando 70% das visualizações de conteúdo atingindo 800 milhões de usuários por dia nas plataformas (números obtidos até o primeiro semestre de 2020). O consumo de vídeo nas redes sociais tende a continuar aumentando neste novo ano. Veja como entender os números anteriores e se preparar para o futuro.

 

Muitos motivos podem ter acelerado esse crescimento, como a pandemia e o isolamento social, pois as pessoas queriam se manter conectadas mesmo de longe. todo esse “tempo livre” causou muita inovação nos formatos e nos conteúdos que chegaram até a tela dos nossos smartphones. Quando comparamos o volume de produção de conteúdo antes e durante a pandemia das 59 figuras públicas com contas mais ativas no Instagram, nota-se que a produção de vídeos no IGTV triplicou, por exemplo. As lives também foram muito exploradas por artistas de grande renome nacional, trazendo marcas famosas como patrocinadoras.

 

Captar a atenção é um desafio

Como dissemos no último artigo e no início deste, o consumo de vídeos curtos aumentou consideravelmente por vários motivos: desde a facilidade do acesso das ferramentas de edição, maior disponibilização de conteúdos, acessibilidade e também o confinamento. Mesmo com esse recorde, a mudança no jeito de consumir não tira a importância dos vídeos mais longos. Para entender como esses formatos vão funcionar na sua empresa, é preciso mensurar resultados e fazer muitos testes. Você precisa conquistar a atenção do seu público e aproveitá-la da melhor maneira para vender e fidelizar.

 

Você precisa conhecer o seu cliente!

De acordo com uma pesquisa da Social Baker, uma empresa especializada em marketing digital, o consumo e o tempo que os usuários passam na internet aumentou consideravelmente na pandemia. Segundo os dados, 39% dos entrevistados aumentaram a utilização de redes sociais e 42% dos usuários estão comprando online com mais frequência.

 

A conta é simples: seu cliente está mais conectado e procura, cada vez mais, estar amparado por muitas informações do que ele deseja comprar. Por este motivo, você e sua empresa precisam estar onde os consumidores estão! Para muitos especialistas de Marketing Digital, o Instagram deve ser amplamente usado para quem deseja alcançar mais clientes. Com diversas ferramentas de divulgação, como os vídeos curtos Reels, o Feed, o IG TV e Stories, o empreendedor ou marca deve saber explorar cada tipo de formato, abusando suas diferentes linguagens.

 

Você já tem muitas ferramentas e dicas de como usar os vídeos nas redes sociais e agora é a hora de agir! O consumo dos conteúdos em vídeo continuará em alta em 2021 e sua empresa precisa acompanhar essa tendência. Quais são os planos para a produção de vídeo da sua marca para este ano? Conta pra gente aí nos comentários. Acompanhe nosso blog para não perder nenhuma novidade do mundo dos vídeos do Marketing Digital. Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais.

Ajuda? Chat via WhatsApp